Ottime 2009

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Movimentadores - Adesivadores
Movimentadores para Aplicadores de Adesivos
 

Movimentadores para aplicação de adesivo são equipamentos automáticos para dispensar adesivo em um produto descrevendo uma trajetória ou dosando o adesivo em pontos pré-programados.

A necessidade de se aplicar adesivos em peças ou produtos diversos é cada vez mais comum na indústria, o uso de cola para fixação mecânica e substituição de outros meios como parafusos os grampos é cada vez mais freqüente.

Para que o uso de adesivos seja o mais econômico possível e ao mesmo tempo seja garantida a qualidade de colagem, o ideal é que se automatize a aplicação deste adesivo.

Alem de uma válvula dosadora de boa qualidade é importante que se utilize um sistema de aplicação automática, genericamente chamados de robôs.

Existem diversos tipos de robôs que se adéquam a necessidade de dispensar adesivo, entre eles os robôs cartesianos. Estes podem contar, comumente, com um, dois ou três eixos, um número maior de eixos é possível, mas menos comum.

Para aplicarmos adesivo corretamente não basta sermos capaz de mover os eixos é necessários observarmos uma série de necessidades do processo, a aplicação de adesivo é um processo bastante empírico, por isso é de fundamental importância que tenhamos um controlador com ferramentas e facilidades capazes de adaptar-se ao processo em função do tipo de adesivo, peça, processo e resultado almejado.

 

Podemos citar alguns pontos a serem observados:

- O equipamento deve ser capaz de interpolar com precisão, para garantir uma trajetória correta.

- O equipamento deve permitir que se escolha entre ligar a válvula dosadora antes ou depois do inicio do movimento, e a inserção de ´delays´ entre o movimento e o acionamento da referida válvula, a fim de se obter uma deposição de adesivo correta no inicio da trajetória.

- O mesmo cuidado do item anterior deve ser tomado com o final da aplicação, o melhor processo, desligar antes ou depois do fim do movimento, vai depender de muitos fatores, e normalmente só pode ser definido empiricamente, o importante é que o controlador disponha de todas as opções possíveis.

- O equipamento deve dispor de recursos como posição de limpeza do bico ou purga, a falta destes recursos pode comprometer a qualidade do processo ao longo do turno de trabalho ou até entupir e inutilizar a válvula dosadora.

- É aconselhável sistemas mecânicos precisos como guias lineares e patins com esferas recirculantes.

- É muito importante que os sensores de referência sejam indutivos para garantir boa repetibilidade no posicionamento e baixa manutenção.

- O acionamento do sistema linear pode ser feito por motores de passo ou servomotores, que são os equipamentos que mais se adéquam a necessidade.

- Os conectores do sistema devem ser industriais, polarizáveis, e parafusados, pois a movimentação pode causar desacoplamentos dos mesmos.

- Devemos ter especial atenção na escolha correta dos conectores para utilização com motores que necessitam altas correntes controladas por circuitos em alta freqüência de forma a não gerar maus contatos que irão prejudicar ou até impedir o funcionamento do equipamento.

 


Lançamento

 Ottime recebe prêmio NEI TOP FIVE 2.009
 
 Revista NEI premia Ottime na categoria Movimentadores Lineares 
 
Fornecedores TOP FIVE são os 5 preferidos pelo mercado industrial em mais de 405 categorias de produtos, segundo indicação feita pelos próprios especificadores e compradores industriais na Pesquisa de Preferência de Marcas. A garantia da confiabilidade das informações é assegurada por um processo de reconfirmação dos dados coletados pela pesquisa junto ao mercado.