Ottime 2009

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Movimentadores - Inkjet
Movimentadores para Cabeçote Inkjet
 
  

Movimentadores de inkjet, são equipamentos industriais lineares que movem um cabeçote de inkjet também industrial com o objetivo de promover a impressão de um texto ou código em alguma coisa.A necessidade de mover cabeçotes de inkjet aparece quando temos uma fileira de produtos que caminham em uma linha de produção, em uma seqüência de deslocamento e parada ou de modo continuo e é necessário gravar nestes produtos um texto ou código. A maneira tradicional de se promover esta marcação é utilizarmos vários cabeçotes, um para cada produto na fileira, e quando há o movimento da fileira os cabeçotes imprimem no produto. Esta solução de processo possui o inconveniente de utilizar várias impressoras para marcação, uma para cada produto na fileira, o que além de onerar a solução, torna o processo mais complexo, pois se torna necessário programar, monitorar e abastecer mais impressoras.

Um exemplo clássico do tipo de aplicação descrita são máquinas de embalar do tipo blistadeira, onde a máquina puxa uma fileira de produtos, para durante a formação da bolha de embalagem e em seguida dá novo passo, entre um passo e outro o produto deve ser inserido nas bolhas já formadas e em posição posterior o mesmo é lacrado com outro filme. Outro exemplo são as máquinas de embalagem para sachet.

Como alternativa mais inteligente ao processo descrito desenvolveu-se os movimentadores de inkjet, que basicamente deslocam o cabeçote de inkjet ao longo da fileira gravando todos os produtos com um único cabeçote, este movimento pode ser executado durante a parada da máquina, quando esta se formando a bolha, ou mesmo em máquinas continuas com o filme em movimento. Para mover o cabeçote devemos observar algumas particularidades do processo:

 - É preciso mover o cabeçote em velocidade constante e livre de qualquer tipo de vibrações, pois vibrações comprometem a qualidade da impressão alem de sujar o cabeçote com o próprio jato da tinta o que leva a paradas constantes para limpeza. Em função disso é aconselhável sistemas mecânicos rígidos que não serão afetados pelo próprio movimento do cabeçote como guias lineares e patins com esfera recirculante.

 - É necessário gerar um sinal de encoder para impressora para que se possa imprimir durante as rampas de aceleração e desaceleração.

 - É muito importante que o(s) sensor(es) de referência seja(m) indutivo(s) para garantir alta repetibilidade no posicionamento e vida útil do componente longa.

 - Mesmo que se utilize corretamente o cabeçote, o mesmo precisa ser limpo periodicamente e para este fim é conveniente que se preveja um sistema de acoplamento do cabeçote que permita a retirada e a recolocação do mesmo no movimentador de maneira rápida e sem necessidade de ajuste de posição.

 - É interessante que o equipamento tenha a possibilidade de receber uma proteção que evite o desprendimento de sujeiras que venham a cair na máquina de embalagem durante sua utilização.

 - O acionamento do sistema linear pode ser feito por motores de passo ou servomotores, que são os equipamentos que mais se adequam a necessidade.

 - Os conectores do sistema devem ser industriais, polarizáveis, e parafusados, pois a movimentação pode causar o desacoplamento dos mesmos se eles não forem parafusados e conectores não industriais ou de eletrônica para componentes como motores são expressamente proibidos, pois não são apropriados para corrente a ser conduzida e muito menos para circuitos choperizados.

 

 


Lançamento

 Ottime recebe prêmio NEI TOP FIVE 2.009
 
 Revista NEI premia Ottime na categoria Motor de Passo 
 
Fornecedores TOP FIVE são os 5 preferidos pelo mercado industrial em mais de 405 categorias de produtos, segundo indicação feita pelos próprios especificadores e compradores industriais na Pesquisa de Preferência de Marcas. A garantia da confiabilidade das informações é assegurada por um processo de reconfirmação dos dados coletados pela pesquisa junto ao mercado.