Formar pilhas com 3 níveis de 6 latas cada na saída de uma linha de envase para a formação do pacote em uma seladora continua. As latas pesam 0,4Kg cada e precisam ser posicionadas com repetibilidade de 0,2mm e o processo ocorre a uma velocidade de 24 ciclos por minuto.
Manipulador servo acionado de dois eixos de alta velocidade.
Para atender as necessidades da aplicação desenvolvemos um manipulador de dois eixos servo acionados e controlados por um equipamento dedicado a controle de movimento. A seladora agrupa as latas em grupos de 6 latas o manipulador pega estas latas e coloca sobre uma bandeja de papelão, em seguida pega seis 6 latas e coloca sobre as primeiras, por fim pegas 6 latas e coloca sobre as anteriores formando então uma pilha de 3 camadas num total de 18 latas, toda operação dura menos de 2,5 segundos.
Para pegar as latas utilizamos um sistema de vácuo de alta velocidade, capaz de gerar a pressão negativa necessária em décimos de segundo.
Cada um dos eixos foi construído a partir de guias modulares PL06 de fabricação Ottime, estas guias são fabricadas a partir de perfis de alumínio e trilhos com patins de esfera recirculantes. Os servos são acoplados às guias por meio de redutores planetários.
A solução contemplou todo painel elétrico, software, documentação mecânica, manual de operação, manutenção, listas de materiais e demais documentos que compõe uma documentação completa.
O sistema é capaz de atingir acelerações de 1,5 G´s e velocidades de 2 metros/s.
Todos os parâmetros de funcionamento como posições de pegar, posições de largar, acelerações, velocidades e outros são definidos pelo operador e podem ser particularizados para cada produto.
Outras características como embalagem a ser manipulada (lata, saco, caixa), cursos a serem atingidos, quantidade de embalagens, quantidade de camadas ou tempo de processo podem ser estudados e adequados pelo nosso departamento de engenharia.
Garra com sistema de vácuo, bombas capazes de gerar o nível de vácuo necessário em tempo extremamente curto e com monitoração (vacuostatos) individuais por ventosa, garantia de todas as latas foram pegas em cada ciclo de operação.